domingo, 28 de novembro de 2010

Eles também ganham!

O Benfica acaba de vencer, em Aveiro, o Beira-Mar, por 3-1. O Marítimo venceu, ontem, o Vitória de Guimarães, por 2-0. Pelos vistos, as equipas aqui mais faladas também vencem (e jogam bem). Será isso suficiente, aos olhos dos adeptos? Creio que na próxima jornada se saberá.

O Marítimo partia para o jogo, com um teórico adversário directo, atacado por um início de época desastroso, por uma eliminação precoce na Taça de Portugal - e na Liga Europa, diga-se -, com os avanços e recuos das obras no Estádio dos Barreiros e com um treinador que não cativa sequer o mais crente adepto maritimista. Tudo isto para dizer que o Vitória de Guimarães partia como favorito para o jogo, no Funchal.

Tudo errado. Não fosse o lado surpresa o que mais estimula todos os amantes do desporto-rei. O Marítimo, apesar de beneficiário de um erro clamoroso de arbitragem, dominou, controlou, foi 'senhor' do jogo e mostrou que o 14º lugar é temporário. O treinador, agora, respira fundo e pode, garantidamente, trabalhar com outra confiança, a partir do resultado de ontem.

Os da Luz venceram no Municipal de Aveiro, jogando muito bem durante 70% do jogo. Será de admirar, quando o adversário de jogo se chama Beira-Mar? Sim. Os adeptos têm, efectivamente, de se habituar às prestações bipolares do Benfica.

Da última vez que me referi ao clube, este tinha perdido por 0-5, logo com o FCP. Pelo meio, para enganar, goleiam a débil Naval (4-0), e são humilhados pelo mediano Hapoel (0-3). Na lógica da bipolaridade, o resultado a esperar seria, por acaso, uma vitória, mas perante a conjuntura actual (um presidente satisfeitíssimo com os resultados alcançados pelo treinador; um treinador que só actua em monólogos - palavras de antevisão dos jogos à Benfica TV) será melhor não se fiar. Isto, claro, sem perder o benfiquismo.
Agora, depois das vitórias saborosas do campeão nacional e do dito campeão das ilhas, e do clássico algo insosso, o Benfica está a uns mais atraentes oito pontos de distância para o primeiro lugar, e o Marítimo, sem alterar o cenário classificativo, mostra as garras.

Veremos se há antídoto para a doença. Venha daí o próximo fim-de-semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário