sábado, 14 de maio de 2011

Sem história

Mais de quatro meses depois da última mensagem - em todo este tempo veio a confirmar-se aquilo que todos perspectivavam nos primeiros dias de 2011 - a nota é o final do campeonato. Hoje, após o 13 de Maio, jornada última que Sporting e Nacional, sobretudo, desejam que seja abençoada.

Não há novidades, repita-se, no classificação geral. Naval e Portimonense há muito condenados; FCPorto campeão desde Agosto, com o Benfica, inofensivo, sempre na sua retaguarda. O Marítimo viu o seu sonho esfumar-se por entre os seus infortúnios, mas, nesta luta pela Europa desejada, Rio Ave e Nacional ainda querem mostrar os seus derradeiros atributos. Fora de portas, frente a Olhanense e Beira-Mar, estas duas formações lutarão para verem os seus objectivos conquistados, ainda que o Nacional pareça estar muito mais confortável neste confronto final.

O Braga é que tem ido por aí acima. Depois de um início periclitante, os homens de Domingos ganharam força, coesão e maturidade. Três características importantíssimas que não só os colocaram na final da Liga Europa, a disputar na próxima semana, como lhes permitiram estar, na última jornada, a defender no seu terreiro o terceiro lugar do doente Sporting.

Estas lutas, 3º posto e Europa, são as únicas lutas interessantes para acompanhar, mais logo, na definição da grelha final. Isto, confrontos decisivos nos últimos jogos, é de aplaudir, num campeonato perfeitamente atípico e sem história.

1 comentário: